Seguro viagem Ásia e Sudeste Asiático: 11 motivos para contratar

Contratar um seguro viagem para Ásia é fundamental para viajar com tranquilidade para o outro lado do mundo. Países como Tailândia, Filipinas, Indonésia e Vietnã (localizados no Sudeste Asiático) são destinos muito cobiçados por suas belezas naturais e diferenças culturais. Por serem lugares tão exóticos, necessitam de atenção especial e um bom seguro viagem internacional.

Descubra agora os motivos que você precisa saber para contratar o melhor seguro viagem para Ásia e Sudeste Asiático.

Seguro viagem Ásia: é obrigatório?

Essa é uma dúvida comum para quem está planejando uma viagem ao Sudeste Asiático e outros países da Ásia Oriental como China e Japão. A resposta é que o seguro viagem não é obrigatório para nenhum destino do continente, mas é altamente recomendado. Por isso, não deixe de ler esse artigo até o final para entender por que é tão importante contratar um.

Depois de conhecer vários países da Ásia e passar por diferentes experiências, descobrimos a importância de ter um bom seguro viagem internacional.

Por que devo contratar um seguro viagem para Ásia?

Apesar da Ásia atrair milhares de turistas o ano todo pela sua diversidade cultural e belezas naturais, é preciso tomar cuidado com tantas diferenças, que podem acabar colocando em risco a sua saúde.

Grande escadaria colorida do templo de Batu Caves no Sudeste Asiático

Escadarias coloridas em Batu Caves, na Malásia.

Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa a qualquer momento. Por isso, escolher o melhor seguro viagem internacional é essencial para viajar com tranquilidade e ser amparado em casos de emergência.

Sendo assim, vamos a lista dos 11 motivos pelos quais é muito importante você contratar um bom seguro viagem para Ásia e Sudeste Asiático.

11 motivos para você contratar um seguro viagem para Ásia e Sudeste Asiático

1 – Voos longos e extravios de bagagem

Esteira de bagagem vazia em aeroporto da Tailândia, no Sudeste Asiático.

Extravio de bagagem, cancelamentos e atrasos podem acontecer.

Primeiramente, o continente asiático é muito distante do Brasil, motivo que por si só já aumenta as chances de você ter imprevistos durante o trajeto.

Os voos que saem do Brasil para os países da Ásia costumam ser longos e com algumas conexões. Sendo assim, problemas como atrasos, cancelamentos ou bagagem extraviada podem acontecer. Com o seguro viagem internacional, você estará coberto de imprevistos como esses.

2 – Culinária exótica

Sua experiência pela Ásia não estará completa se você não provar a famosa culunária local, afinal, a gastronomia também faz parte do turismo e da cultura asiática.

Prato com peixes, caranguejos, camarões e lagosta, muito apreciados em países asiáticos

Deliciosos frutos do mar em restaurante do Vietnã.

É provável que você já tenha ouvido falar que algumas comidas orientais são bem exóticas. Tem de tudo: insetos e escorpião no espeto (iguaria para turistas em Bangkok:-D), diferentes carnes, frutos do mar e por aí vai. Além disso, o excesso de condimentos usados (como pimenta, curry, cominho) pode cair mal no estômago de quem não está acostumado.

Outro ponto importante de lembrar são as condições duvidosas de preparo e higiene dos alimentos em alguns locais. Alimentos mal armazenados, “cozinhas” sem a devida limpeza (ou improvisadas em qualquer lugar) podem fazer você contrair uma infecção alimentar e acabar parando no hospital.

Vários tipos de comida em barraca de rua no Laos, no Sudeste Asiático.

Comida de rua em mercado de Luang Prabang, no Laos.

Durante nossas aventuras pelo sudeste asiático, passamos mal algumas vezes por causa da alimentação. Porém, por sorte não tivemos problemas graves em nenhum dos casos.

Ir pra Ásia e não ter um “piriri” é quase impossível!

3 – Doenças tropicais

A Ásia é um dos grandes focos de doenças tropicais como a malária, dengue e chicungunha. Nem sempre o repelente vai dar conta, portanto, se for acometido por alguma dessas doenças, o seguro viagem Ásia vai garantir que você receba o tratamento adequado.

Em Koh Lipe, na Tailândia, era só entardecer que os pernilongos atacavam!

Obs: Muitos países do Sudeste Asiático como Tailândia, Camboja e Laos exigem a vacina contra febre amarela. Pesquise se é o caso do seu destino e dirija-se ao posto de saúde da sua cidade para tomar a vacina. Logo após, solicite o Certificado Internacional de Vacinação, onde consta sua imunização.

4 – Risco de ser mordido por um macaco: acredite, isso pode acontecer! 🙂

A Ásia pode ser considerada o “planeta dos macacos”. É possível encontra-los na natureza, na rua, nas praias, em vários lugares. Na Indonésia, por exemplo, esses animais tem até um lugar sagrado: a Floresta dos Macacos! Localizada em Ubud, Bali, a floresta é uma das atrações imperdíveis do lugar!

Macaco Caranguejeiro, muito comum na Ásia.

Um dos muitos macacos que existem em Ubud, Bali, na Indonésia.

Eles parecem fofinhos e carismáticos. Mas não se engane, eles podem se tornar agressivos quando se sentem ameaçados!

Como perderam o seu espaço natural, os macacos asiáticos acabaram migrando para outros lugares e passaram a associar os humanos como fonte de alimento fácil. Por isso, é muito comum vê-los tentando abrir bolsas de turistas para procurar comida e até mesmo furtarem objetos, esperando receber alguma guloseima em troca.

O que parece engraçado, na verdade pode ser perigoso, pois essa proximidade e interação pode resultar em mordidas e ferimentos aos turistas. Se isso acontecer, é preciso tomar várias doses de vacina antirrábica, e se você não tiver um seguro viagem internacional, prepare o seu bolso!

Não são raros os casos de mordidas ou furtos feitos pelos macacos. A Cris, por exemplo, teve um chinelo surrupiado em Uluwatu, Bali! 🙁

5 – Problemas respiratórios

A poluição do ar é um sério problema na Ásia e afeta principalmente as grandes cidades.

Trânsito intenso de Scooters e pessoas com máscara no sudeste asiático.

Indústrias, queimadas e grande número de Scooters nas ruas, contribuem para a poluição do ar.

Além da poluição, existem as síndromes respiratórias virais comuns em países asiáticos e que são causadas pelos vírus Mers, Sars e Covid-19 (o responsável pela pandemia de 2020). Essas doenças podem ser transmitidas de pessoa para pessoa e, em casos graves, requerem internação.

É normal ver pessoas utilizando máscaras para se proteger tanto da poluição como de doenças respiratórias.

Vale ressaltar que a maioria das seguradoras não cobrem casos de pandemia, porém, disponibilizam o atendimento do segurado até o diagnóstico da doença.

6 – Calor e desidratação

Vista aérea de praia paradisíaca com água transparente, nas Filipinas.

Praia paradisíaca nas Filipinas.

Se você acha que está acostumado com o calor do Brasil, espere até chegar na Ásia. O clima é quente e você provavelmente vai passar dias inteiros na praia ou fazendo alguma atividade debaixo de sol forte.

Dessa forma, é provável que se esqueça de beber água suficiente ou de passar o protetor solar. O resultado pode ser uma desidratação ou insolação. Nesses casos, você precisará de uma assistência hospitalar que o seguro viagem Ásia vai cobrir.

7 – Risco de acidentes de trânsito

O trânsito em alguns países asiáticos, como no Vietnam, é uma loucura! São milhares de Scooters e Tuk-Tuks circulando por todos os lados, um verdadeiro caos, principalmente pra que não está acostumado.

As scooters são o principal meio de transporte nos países do Sudeste Asiático. O aluguel muito barato e a liberdade de deslocamento, fazem com que muitos viajantes escolham essa opção. Por isso, é comum acontecerem acidentes causados por esse meio de transporte.

Capacete escondido, é hora de tirar aquela foto clássica com os coqueiros em Moalboal, Filipinas.

Nós alugamos Scooter em todos os países que visitamos na Ásia e nunca tivemos nenhum problema. Porém, em uma dessas viagens, um casal de amigos não teve a mesma sorte. Levaram um tombo e precisaram ficar internados no hospital. Por sorte tinham seguro viagem internacional!

8 – Furtos

Por mais que os países asiáticos sejam relativamente seguros, furtos e golpes podem acontecer, principalmente em lugares muito movimentados.

Multidão em rua de Bangkok. O seguro viagem Ásia também pode ajudar em caso de furto.

Grande número de pessoas na Khao San Road, em Bangkok.

Apesar de não haver compensação financeira para furtos, a seguradora pode te dar suporte na recuperação dos seus documentos, caso venham a ser perdidos ou furtados roubados. Com certeza, só o auxílio com essa burocracia já é bastante vantajoso.

9 – Aventuras e práticas de esportes

Atividades esportivas como trilhas, surf e canyoneering são práticas muito comuns no Sudeste Asiático. Se não quiser ficar de fora dessas aventuras, o seguro viagem Ásia também oferece cobertura para a prática de esportes, e é fundamental para aproveitar com tranquilidade.

Se você for para Cebu, nas Filipinas, não deixe de fazer o Canyoneering. Uma aventura que mistura trilhas e saltos em cachoeiras. Simplesmente incrível! 🙂 

10 – Hospitais muito caros

Embora, os países asiáticos sejam destinos baratos, não se pode dizer o mesmo sobre o sistema de saúde de lá. Até existem hospitais mais acessíveis para os moradores locais, porém, geralmente são precários, com serviços limitados e sem atendimento em inglês.

Hospitais privados contam com melhor estrutura, no entanto, são mais caros. Uma simples consulta, por exemplo, pode custar mais de 40 dólares. Em contrapartida, contratando um seguro viagem para Ásia, é possivel pagar cerca de R$15 por dia (ou menos) e contar com uma melhor rede de hospitais, sem gastar uma fortuna pra isso.

Além disso, em alguns lugares, como acontece na China, se você não tiver um seguro viagem internacional, deve fazer um depósito de garantia ou autorizar o cartão de crédito para ser admitido em qualquer hospital, seja ele público ou privado.

Seguro Viagem: Ásia
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*
AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 41/dia*

11- Atendimento em português

Por fim, uma grande vantagem em contratar um seguro viagem para Ásia é a facilidade para ser atendido. Além de funcionar 24h por dia, 7 dias por semana, o atendimento é feito em português. Certamente você ficará muito mais calmo e confortável para resolver o seu problema de saúde.

Como escolher um seguro viagem para Ásia e Sudeste Asiático?

Para escolher o seu seguro viagem para Ásia, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Primeiramente, analise todas as coberturas oferecidas pelas seguradoras. Existem planos mais básicos e outros mais completos. O mais básico sempre vai incluir as urgências médicas para a sua saúde. Caso opte por uma assistência mais completa, precisará adicionar proteções extras.

Tenha em mente quais são as reais necessidades da sua viagem. Pretende fazer uma atividade radical? Escolha um plano com cobertura para a prática de esportes. Quer garantir indenização em caso de cancelamento de viagem? Verifique um plano que ofereça essa proteção.

Qual é cobertura mínima para contratar?

Como o seguro viagem não é obrigatório na Ásia, não há um valor mínimo definido. Contudo, recomendamos contratar um plano que ofereça uma cobertura mínima de USD 40 mil (dólares) para que você possa aproveitar ao máximo a sua viagem sem se preocupar.

Banner da Seguros Promo para escolher o melhor seguro viagem para Ásia

Qual é o seguro viagem para Ásia mais barato?

Para escolher o seguro viagem mais barato e conseguir um boa promoção, recomendamos que você compare os preços nas melhores seguradoras do Brasil com a Seguros Promo. Além de garantir o melhor preço de mercado, você ainda ganha um desconto de 5% utilizando o nosso cupom VIVERNOMUNDO5.

O valor do seguro vai depender de fatores como o tempo de viagem e a idade do segurado. No entanto, é possível achar planos por cerca de R$10 por dia. Veja esta cotação que simulamos na Seguros Promo de uma viagem de 20 dias:

Tabela de comparação do seguro viagem Ásia, no site da Seguros Promo

No exemplo, o seguro da Travel Ace teve o melhor custo-benefício.

Filtrando a pesquisa pelo menor preço, o plano de seguro viagem Ásia mais barato foi o TA 15 MUNDO da Travel Ace com uma cobertura para despesa médica hospitalar de USD 15.000. O valor do plano saiu por R$204,01, ou seja, apenas R$10,20 por dia.

Mas vale destacar que esse é o plano mais básico de todos e o valor da cobertura mínima é baixo. Para uma pessoa saudável, que não vá se expor a tantos eventos que mencionamos anteriormente, pode ser que ele atenda bem. Caso contrário, procure selecionar um plano mais completo para ter uma viagem mais tranquila.

Qual é o melhor seguro viagem para Ásia?

Depende. O melhor seguro viagem será aquele que atender todas as suas necessidades como viajante. Portanto, lembre-se de analisar o que você acha necessário para a segurança da sua viagem. Comparando 4 planos com ótimo custo-benefício, temos as seguradoras a seguir:

Comparação entre 4 tipos de seguro viagem Ásia, no site da Seguros Promo

O seguro viagem da Assist Card é uma excelente opção.

Uma boa escolha é o AC 100 MUNDO da Assist Card, com a cobertura de USD 100.000 para despesas médicas hospitalares, que custa R$16,80 por dia. Além disso, a Assist Card oferece outras proteções interessantes que outros planos não tem, como cobertura farmacêutica, assistência na localização de bagagem e indenização para viagem cancelada.

Como contratar o seguro viagem internacional para Ásia?

PASSO 1: Entre no site da Seguros Promo ou utilize a caixinha de pesquisa a seguir:

PASSO 2: Insira “Ásia” no campo destino e selecione as datas da sua viagem. Em seguida, preencha seu nome, email e telefone de contato. Após clicar em “Pesquisar seguro viagem”, você vai se deparar com os planos. Ordene os resultados em menor preço ou melhor custo-benefício, conforme mostrado no tópico anterior.

PASSO 3: Selecione o plano de sua preferência seguindo as dicas deste artigo e finalize a compra.

PASSO 4: Garanta até 10% de desconto na finalização da compra. Na página de pagamento, insira os dados do segurado e a forma de pagamento. Insira o cupom de desconto VIVERNOMUNDO5 para ter o seu desconto de 5%. Caso pague no boleto, você ganha mais 5%.

Finalizando a compra do seguro viagem Ásia com cupom de desconto

Aplique o código promocional VIVERNOMUNDO5 e pague no boleto para ganhar 10% de desconto no seu seguro viagem para Ásia e Sudeste Asiático.

Vale a pena seguro viagem internacional do cartão de crédito?

Operadoras de cartão de crédito como Visa e Mastercard costumam conceder este benefício aos seus clientes de categorias mais altas como Platinum e Black. No entanto, alguns deles tem condições limitadas. Procure se informar quanto aos tipos de cobertura oferecidos e por quanto tempo eles são válidos.

Como acionar o seguro?

Em caso de algum incidente, tenha em mãos os dados da sua apólice e os canais de comunicação para você entrar em contato com a seguradora. A empresa irá lhe passar as instruções necessárias para te encaminhar ao hospital mais próximo da sua localização.

O pagamento poderá ser feito pela própria seguradora diretamente ao estabelecimento ou por reembolso. No segundo caso, solicite o recibo da consulta. De qualquer forma, o ideal é que você peça o relatório médico após o seu atendimento.

Conclusão

Embora não seja obrigatório, você viu que ter o seguro viagem para a Ásia e Sudeste Asiático é, sem dúvidas, importantíssimo! Dessa forma, você consegue aproveitar com mais tranquilidade a sua viagem, que certamente será inesquecível.


Você também pode se interessar por esses outros conteúdos de outros blogs:

Dianny Viajera – Visto para Cuba e outros documentos obrigatórios
Fefa pelo Mundo – Seguro Viagem Chile: Qual o melhor? Super dicas e desconto!
Janaviagem – Seguro Viagem Nacional: vale a pena contratar para viajar pelo Brasil?
Jennifer Dominique – Seguro viagem nacional: guia completo com as principais dúvidas (2020)
Por ai com Josi – Seguro Viagem para Itália: É obrigatório? Gratuito?Divagando pelo Mundo
Divagando pelo Mundo – Seguro viagem para o Japão: tudo o que você precisa saber (guia prático)
Rotina Viajante – Seguro Viagem Espanha: valor e exigências (principais dúvidas)
Leyds Viaja – Como escolher o melhor seguro viagem? Confira todas as dicas
Blog Vôo Materno – Seguro viagem familiar: como funciona? qual o melhor? (Guia completo)

Compartilhe

SOBRE O AUTOR
VEJA TAMBÉM

2 Comentários.

  • Não tem como ir para Ásia sem seguro saúde! Mto bom o artigo, eu mesmo me vi nessas situações.

    • Rogério Tardin
      02/06/2020 00:30

      Lia, ir sem seguro é complicado mesmo. Vários imprevistos podem acontencer. Por isso que eu sempre digo: É melhor contratar um e viajar tranquilo!

Menu